A Sociedade Brasileira para Estudo da Dor estima que 30% da população brasileira se queixe ou sofra com este sintoma. Portanto, identificar a causa, pensar em prevenção e aderir ao tratamento são ações fundamentais.
O ibuprofeno é um analgésico que vem sendo aliado de muitos indivíduos no alívio das dores de leve e moderada intensidade; dor muscular, enxaqueca, dor de dente, entre outras.
“O formato de cápsulas moles de Advil pode ter ação muito rápida, a partir de 10 minutos, podendo variar de uma pessoa para outra por diferentes motivos.”, explica o médico farmacologista e líder médico Haleon, Dr. Andrés Zapata.
A cefaleia, popularmente conhecida por dor de cabeça, constituiu a segunda condição médica mais comum relatada em todo o mundo¹. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), 95% da população apresentará algum episódio de dor de cabeça ao longo da vida, sendo que cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam essa queixa ao menos uma vez ao mês¹.
Estabelecer uma rotina com atividade física regular, consumo de alimentos saudáveis, meditação, hidratação adequada e boa qualidade do sono podem auxiliar e mitigar a ocorrência das dores de cabeça.
Existem muitos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) indicados e acessíveis para auxiliar com as dores de cabeça. A maioria dos medicamentos para este quadro de dor possui ação analgésica, atuando na inibição de enzimas específicas que causam os quadro dolorosos, como Advil (clicar para saber mais).

Popularmente conhecida como cólica menstrual, a dismenorreia primária é difinida como uma manifestação dolorosa no baixo ventre ocorrida no período menstrual.
“A duração da dor varia entre 12 a 72 horas e, geralmente, está associada ao início do fluxo menstrual, sendo mais intensa no primeiro ou segundo dia do fluxo. Catacteristicamente, a dor é de natureza espamódica e mais forte na parte inferior do abdome, mas pode irradiar para as coxas ou parte inferior das costas” explica o médico farmacologista e líder médico Haleon, Dr. Andrés Zapata.
Ele esclarece que a cólica comumente acompanhada por um ou mais sintomas dolorosos, incluindo dor lombar (60%) e dor de cabeça (45%). Sintomas sistêmicos de náuse; vômito, diarreia; fadiga; febre; dor de cabeça; ou tontura também são bastante comuns.
DICAS PARA O ALÍVIO DAS CÓLICAS MENSTRUAIS
- Colocar bolsa de água morna na região da barriga.
- Fazer uso de chá quentes.
- Quando necessário, usar Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) acessíveis na farmácia, como os analgésicos (Advil Mulher – clicar para saber mais)
- Para casos de dor mais intensa e frequente, é apropriado procurar o acompanhamento de um ginecologista para uma avaliação mais detalhada.

TECNOLOGIA INOVADORA PARA ALÍVIO RÁPIDO E DURADOURO
Advil 12 Horas (clicar para saber mais) é um comprimido revestido de duas camadas. A primeira se dissolve de maneira imediata para aliviar a dor rapidamente. A segunda é de liberação prolongada para aliviar a dor persistente por até 12 horas.
Esta formulação, com ibuprofeno 600 mg dividido nas duas camadas, é aprovada para uso isento de prescrição médica, ao alívio temporário de pequenas dores e as que, geralmente, duram mais de seis horas, como dor de cabeça, de dente, nas costas, dores do resfriado comum, musculares e articulares.

Referências:
- Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). Disponível em: sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=478. Acesso em: 16 de maio de 2023
- Rede D’Or/Hospital São Luiz. Disponível em: www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/dor-muscular. Acesso em: 16 de maio de 2023
PM-BR-ADV-23-00047/Mai-23